top of page

Kill Bill, Tarantino e referências (Alguém chamado Lars disse)

  • Lars Erick
  • 19 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

Escrever sobre um filme do Quentin Tarantino pode ser um experiência emocional instável, já que ao mesmo tempo que estamos empolgados por falar de suas narrativas, podemos acabar esquecendo de algo muito foda sem perceber.


Vamos pegar como exemplo Kill Bill, que conta como a heroína Beatrix Kiddo (Uma Thurman), que a propósito, é mencionada pela Mia Wallace (Uma Thurman) em Pulp Fiction , sabiam dessa? Sempre quando falo de Tarantino, falo o quão parecido seus filmes são com histórias em quadrinhos. Não é a toa, pois boa parte da bagagem cultural de Quentin veio dos quadrinhos, além, é claro, da cultura pop dos anos 80. Enquanto muitos outros críticos mal humorados falam que o diretor é um imitão de cenas já existentes de filmes antigos, eu prefiro dizer que ele é o Rei das Referências.


sss


















Em Kill Bill, a trama se constrói a partir do desejo de vingança que a ex-assassina profissional, Beatrix Kiddo, nutre pelo seu antigo grupo de matadores de aluguel, as “Víboras Assassinas”. Comandado por quem? Exato, por Bill. Esse sentimento de vingança é compreensível, já que o grupo matou todos os presentes no seu casamento, e a deixaram em coma profundo. Para mostrar o quão determinada (e organizada) é a nossa protagonista, nada mais natural do que fazer uma listinha de quem se quer matar. Foi o toque “Thug Life” que o diretor deu na atriz.


Por mais que possa parecer um comercial subliminar do McDonald's, o mais perceptível do filme é a paleta de cores vivas, no qual o amarelo e vermelho tomam conta das películas.


Existem certas táticas cinematográficas, em que o roteirista traz objetos que enfatizam a personalidade do personagem. Os sabres de luz em Star Wars, o arco e flecha de Légolas, o anel do Frodo e a espada Hattori Hanzo da “Beatrix Kiddo”. A mesma Hattori Hanzo que foi usada pelo Bruce Willis para salvar Marcellus Wallace, em Pulp Fiction.












Por falar em referências entre Kill Bill e Pulp Fiction, podemos citar a presença dos cigarros Red Apple, presentes em ambos filmes.






Um filme cheio de referências a filmes antigos, como Kung Fu (1986), com David Carradine; o Jogo da Morte (1979), com Bruce Lee; e Lady Snowblood (1973), com Meiko Kaji. Além das suas próprias obras, sendo também gerador de referências.


Quem nunca ouviu essa melodia?


Ouça:

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Ticket Cinematográfico. Apoio de Wix.com

bottom of page